Canal Youtube

25 maio 2009

Como cortar e queimar bambu para bijuterias

O bambu é um elemento universal quando o assunto é bijuterias. Apesar de sua funcionalidade é necessário cuidado e jeito para conseguir cortes queimados com uniformidade.

A forma mais fácil de fazer isso, já garantindo a queima proporcional, é utilizando como ferramenta o Pirógrafo.

Para confeccionar essas pequenas peça também é necessário um pedaço de madeira, uma lâmina de estilete larga e paciência.


Passo 1

No pedaço de madeira, faça cortes com cinco milímetros de profundidade, por cinco milímetro de distanciamento. O primeiro corte pode ter uma distância maior da ponta da madeira, um centímetro é o recomendável.

Encaixe a lâmina de estilete nas fendas, para variar o tamanho do bambu que será cortado.

clique na imagem para ampliar



Passo 2

Firme a ponta do bambu na lâmina do estilete e enquanto gira o bambu, encoste o pirógrafo, ligado em alta temperatura, na altura que pretende fazer o corte. Essa ação deverá delimitar o corte e até mesmo o finalizar, variando da expessura do bambu e do efeito que está procurando.

clique na imagem para ampliar


Passo 3

O recomendável é que divida os bambus por tamanho em potes ou sacos adequados. Não deperdice energia, quando ligar o pirógrafo aproveite para cortar grandes quantidades de bambu.

Quando o bambu for grosso, defina o distanciamento com uma marca funda de pirógrafo, em seguida quebre com as mãos.

clique na imagem para ampliar



Passo 4

Após o corte, antes de utilizar a peça para montagens, é recomendável que dê brilho utilizando produtos específicos, como Óleo de Peroba e Lustra Móveis, ou até mesmo vaselina. Aplique com pano.

clique na imagem para ampliar






• Aplicações
Pingente de Estrela com Pedra e durepoxi

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...