Canal Youtube

29 junho 2009

Aprenda a fazer um pingente de estrela com durepoxi e pedra

A massa epoxi é muito popular entre os artesãos por possibilitar uma série de aplicações. Sua consistência e aderência garante autonomia em modelagens e fabricação de miniaturas, bijuterias, entre outras peças.

Artesãos de rua utilizam esse material constantemente, entretanto alguns cuidados devem ser tomados, como nunca colocar as mãos na boca enquanto estiver manuseando a massa, opter por uma esponja molhada para alisar a peça. Algumas marcas contém amianto, material cancerígeno, podendo provocar danos irreversíveis, para aqueles que utilizam o epoxi constantemente.

Confira o passo a passo que ensina a fazer um pingente de estrela, com Durepoxi e pedra.

Material

Para fazer a peça o artesão utilizará: um estilete, pedaço de papelão plastificado, dois palitos para churrasco, um cilindo (nesse tutorial é utilizado um cilindro para papel de fax), um molde de estrela muito utilizado para fazer biscoitos, vaselina, álcool, pano, tinta enigma ou anelina para artesanato dissolvida em álcool e um pedaço de véu.

1º Passo

Corte um pedaço de cada cor da massa epoxi e misture até ficar homogênea.

2º Passo

Passe vaselina em todo o cilindro. Aperte a massa epoxi contra o papelão plastificado (utilize o plastificado para evitar que a massa cole na base. O papelão pode ser substituído por uma base dura revestida com plástico). Acomode os dois palitos de sorvete paralelamente, tendo ao centro a massa, cabe aos palitos garantir a espessura da peça, em seguida role o cilindro sobre a massa apoiando nos palitos.

3º Passo

Flexione a forma de biscoito contra a massa, para recortar a peça. Com o estilete retire o excesso de material. Não se preocupe com a rebarba, as remova após a secagem da peça, antes da pintura.

4º Passo

Coloque o véu sobre a peça já recortada e volte a rolar sobre ela o cilindro, dessas forma o pingente ficará com marcas em relevo. Fixe a pedra no centro da peça, e com um pouco de epoxi faça um cilindro na espessura da pedra e de tamanho suficiente para a abraçar. Cole o cilindo de epoxi ao redor da pedra e trabalhe de modo a fixa-lo no pingente e na pedra.

5º Passo

Com uma lâmina de estilete faça marcas em baixo relevo sobre o cilindro fixado ao redor da pedra, você também pode utilizar outros marcadores para decorar, como palito de dente ou carga de caneta Bic.

6º Passo
Uitlize a tinta conhecida como Enigma para pintar a peça, pode passar a tinta inclusive sobre a pedra, caso não tenha a tinta, dissolva Anelina para Artesanato em álcool e um pouco de goma laca. Retire o excesso de tinta com um pano molhado em álcool, de modo a manter pequenos excessos nas marcas em baixo relevo. finalize a peça fazendo um colar com barbante encerado e bambu queimado.

Pronto. O pingente de estrela está finalizada.

4 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...