Canal Youtube

18 julho 2009

Como fazer formas para pingente de biscuit ou durepoxi

Por Renato Fernandes

Nesse passo a passo vou mostrar como fazer formas para pingentes de durepoxi, para trabalhos manuais com o próprio durepoxi ou biscuit. O molde também pode ser usado para peças maiores ou menores.

Quem trabalha com bijuteria e está na estrada comercializando sua arte sabe que os pingentes em cordões vendem bem.

Mas fabricar tal peças é um tanto trabalhoso, e alguns modelos podem ser fabricados em produção com facilidade, basta ter um forma.

Até mesmo alguns rostos e animais feitos em durepoxi e que decoram garrafas, facas, cigarreiras e outras peças podem se reproduzidas com formas duras e personalizadas.

Provavelmente, as primeiras tentativas podem falhar, já que é necessário entender o processo de secagem e perceber o tempo correto para a retirada da matriz do durepoxi. Caso a massa esteja muito mole, ela não secará da forma adequada quando estiver sem a matriz. Se a forma estiver muito dura haverá dificuldade na retirada da matriz.

Como a forma é dura, tome cuidado em selecionar matrizes sem áreas negativos. É importante lembrar que esse método é antigo, eu o utilizo muito antes da popularizaçãod as formas de silicone que podem ser encontradas com facilidade.

Material:

• Durepoxi;
• Uma peça para servir de matriz (no exemplo usamos um sol peruano);
• Pedaço de pano;
• Vaselina em pasta;
• Base dura (No exemplo usamos um peso para papel de mármore);
• Plástico.
1º Passo

Revista a base dura (peso para palpel de mármore) com plástico. Passe bastante vaselina sobre toda a superfície da matriz e em seguida misture as partes cinza e branca do durepoxi (utilize proporções iguais) até ficar homogênea.

Clique na imagem para ampliar

2º Passo

Cubra toda a matriz com o durepoxi. A camada deve ter em média 5 milímetros e cobrir toda a matriz, entradas e reentrâncias.

Clique na imagem para ampliar

3º Passo

Deixe a massa secar por aproximadamente 20 minutos. Atenção, o calor faz o durepoxi secar com maior velocidade, portanto esse período pode variar bastante, outro fator que contribui na secagem é a quantidade de massa branca.

O ponto correto é quando a unha consegue afundar na massa com leve dificuldade, ou seja: a massa ainda está maleável, mas o processo de endurecimento já está bem avançado.

Atingindo esse ponto é necessário retirar o plástico que reveste a superfície dura e separar o plástico da forma.

Clique na imagem para ampliar

4º Passo

Passe vaselina na base dura (peso de papel de mármore), seja generoso.
Retire a matriz com muito cuidado. Esse momento é crítico e exige muita atenção para não deformar a peça.

Após retirar a matriz, coloque de novo sobre a base dura, que agora está sem o plástico, mas com vaselina.

Repare na imagem maior (abaixo) que a base onde estava a matriz estará em contato com a base do molde. Se o durepoxi estiver ainda muito mole ele vai deformar a forma afundando, eis a razão de se encontrar o ponto certo da massa. É nessa fase que muitas vezes perdemos o trabalho. Mas não desanime, sem esforço não há conquista.

Deixe a forma secar por mais duas horas, ou mais. Quanto mais tempo, maior a rigidez.

Clique na imagem para ampliar

5º Passo

Após a secagem, no momento que for fazer o pingente, passe muita vaselina na área da forma onde está o desenho da peça. Em seguida pressione a massa (pode ser o próprio durepoxi ou o biscuit) contra o desenho.

Pressione com os dedos e preste atenção para que a massa encubra todo o desenho, somente assim você garantirá a perfeição da peça.

Retire a peça já decalcada e coloque sobre uma base lisa, no exemplo utilizamos um retalho de courino negro.

Clique na imagem para ampliar

6º Passo

Com um estilete, retire as rebarbas, não se preocupe com a perfeição, mas retire o máximo de excesso possível. As rebarbas que ainda estiverem na peça serão retiradas após a sua secagem com a ajuda de um estilete ou lixa.

Com uma pedaço grosso de arame, faça o furo onde será fixada a argola que receberá o fio do colar.

Clique na imagem para ampliar

Confira abaixo algumas formas e suas respectivas peças já secas. Repare que o sol é de durepoxi, já o cavalo marinho e a paisagem com cogumelo são de biscuit branco

7º Passo

Aguarde a secagem das peças. Pingentes de durepoxi ficam prontos para a pintura duas horas após a sua finalização, já as peças em biscuit levam até uma semana.

Retire as rebarbas e utilize a tinta de nome "Enigma", para pintar. Se não encontrar esse tipo de tinta utilize a mistura de Anelina para artesanato e Álcool, lembre-se que é necessário uma alta concentração de anelina.

Cinco minutos após a pintura retire o excesso com um pano umedecido em álcool. Não exagere na retirada, mantenha excesso de tintas nas reentrâncias e baixo relevo.

Clique na imagem para ampliar



5 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...