Canal Youtube

03 janeiro 2010

Aprenda a fazer "rostinho feliz" de Biscuit

Na arte do biscuit, existem várias tipos de cabeças de bonecos para aprender a confeccionar. Seguindo a proposta de não utilizarmos nenhum tipo de forma, ensinarei nesse passo-a-passo a execução de uma cabeça para iniciantes.

Chamo esse modelo de cabeça feliz, ela é adequada para a maioria de peças simples, e lembrancinhas, que exigem produção em série. Nesse caso, sempre é recomendado conisiderar aetapa da cabeça como uma das fases da produção e manter armazenado ums porção de cabeças prontas. Sobrou um pouco de massa cor de pele, não pense duas vezes, faça uma cabeça, ela sempre será útil.

Utilizo nesse passo-a-passo poucos materias: massa na cor de pele, esteca, pinça, palito de dente, olhos articulados tamanho pequeno e um marcador para a boca (nesse caso utilizo um novelo de linha de costura cortado, para dar a forma de sorriso).

Clique nas fotos para ampliar

1º Passo
Faça uma bolinha com a massa cor de pele. O tamanho precisa ser proporcional ao trabalho que está desenvolvendo.


2º Passo
Com o dedão, amasse a bolinha.

Confira como deve ficar a bolinha amassada. Preste atenção da proporção.


3º Passo
Com o marcador (novelo de linha cortado), defina o sorriso.


Veja como deverá ficar
 
4º Passo
Pegue a esteca.


Faça um furo no local onde será colocado o nariz. Repare que o buraco é feito, na altura, do final da boca.


5º Passo
Utilizando o palito de dente, passe cola no buraco onde será colocado o nariz.


6º Passo
Faça um pequena coxinha, ela será o nariz. O tamanho fica a critério do artesão e da peça que está confeccionando.


7º Passo
Encaixe a parte mais fina da coxinha no buraco feito anteriormente.


8º Passo
Utilizando uma pinça, fixe os olhos. Eles devem seguir a linha da boca e estarem em linha reta. É necessário pressionar os olhos contra a massa para que fiquem firmes.


Veja como deverá estar a cabeça após concluir os passo mostrados até agora. Preste atenção no posicionamento dos olhos, nariz e boca.


9º Passo
Fure os locais onde serão colocadas as orelhas. Eles devem ser posicionadas na altura dos olhos.


10º Passo
Faça duas coxinhas para serem usadas como orelhas. Elas devem ser proporcionais, de preferência do mesmo tamanho da coxinha utilizada para o nariz, entretanto, isso varia de peça para peça e de artesão para artesão.


11º Passo
Amasse a coxinha.

Arredonde a parte mais fina para formar o encaixe com a cabeça.

Confira como deve ficar a orelha.


12º Passo
Com o palito, passe cola nos buracos que receberão as orelhas.


13º Passo
Encaixe as orelhas


Confira como ficará o trabalho


14º Passo
Com o auxílio da ponta do palito de dente faça duas marcas, para representar o desenho do ouvido e dobre, levemente, as orelhas para trás.


15º Passo
Fixe um palito de dente para formar o pescoço. Certeifique-se de colocar o palito de forma reta, utilize como referência o nariz.


16º Passo
Pegue um pouco de massa da cor de pele, o sficiente apenas para rodear uma pequena parte do palito, na base da cabeça. Ele formará o pescoço.


Com o auxílio da esteca delimitá o tamanho do pescoço. Eles devem ter um padrão, principalmente em casos de produção em série.


Finalizado
Pronto, a cabeça foi concluída. Essa é apenas a base, cabe ao artesão definir  a forma dos cabelos e a sua textura. Essa cabeça pode ser usada para bonecos e bonecas. As sombracelhas devem ser pintadas. Em alguns casos elas nem são usadas.


1 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...