Canal Youtube

06 janeiro 2010

Armadilha ecológica para capturar moscas e mosquitos

Moscas e mosquitos são um problema sério e difícil de resolver. Existem no mercado produtos que prometem a façanha da captura, mas nada melhor do que decobrir métodos próprios para eliminar essas pragas urbanas. Nesse passo-a-passo apresentamos uma solução caseira, ecológica e capaz de exterminar os indesejáveis insetos.

Para confeccionar a armadilha, bastam duas garrafas descartáveis (PET) - de preferência lisas, tinta preta (esmalte), barbante e estilete.

A armadilha funciona com iscas, surge então a pergunte: o que devo usar para atrir os bichinhos medonhos? Simples, restos de comida, de preferência carne (pedaços pequenos), fezes, e outros detritos que atraem as pragas. Basta observar o ambiente para ter uma idéia do que utilizar como isca.

Uma importante recomendação é manter a armadilha fora de casa, seu odor não é dos melhores. Em minah residência a armadilha fica próxima ao local monde deixo meu lixo, e acreditem, reduziu em 80% a quantidade de moscas. O sistema é o mesmo utilizado por aeroportos.
Clique nas imagens para ampliar



1º Passo
Reúna o material necessário


2º Passo
Retire o fundo da garrafa. Corte toda a volta, na altura de 5 centímetros, tomando como referência a base da garrafa.


Observe como ficará a peça já cortada


3º Passo
Repita a operação com a boca da garrafa. Desta vez, faça o recorte toda a volta, na altura de 10 centímetros, tomando como referência a ponta da garrafa.


Observe como ficará a peça já cortada


4º Passo
Pinte as duas peças cortadas de preto





5º Passo
Agora utilizaremos a segunda garrafa. Tome como referência sua base, e recorte toda a sua volta na altura de 15 centímetros


Observe a peça já recortada


6º Passo
Junte as duas peças que você pintou de preto, conforme mostra a foto abaixo.


7º Passo
Após montar a peça, pinte-a novamente.


8º Passo
Antes da tinta secar, junte a peça preta com parte recortada da segunda garrafa. Veja como ficará a armadilha.


9º Passo
Em ambas as extremidades da armadilha haverá sulcos, eles servirão de guia para o barbante.

Amarre o barbante respeitando os sulcos. A amarração servirá para fixar as peças e também como apoio para o gancho, que utilizaremos para pendurar a armadilha.


10º Passo
Coma pistola de cola quente, fixe melhor as partes e tampe possíveis vazamentos.


11º Passo
Com o estilete, faça quatro buracos nas laterais da base negra. Cuidado para não furar a área transparente. Recomendamos que os furos tenham em média dois dedos de cumprimento por um centímetro de altura. As aberturas servirão como entrada para as moscas.


12º Passo
Prenda o gancho no topo da armadilha.


13º Passo
Deixe uma das aberturas com dois centímetros de altura. É por esse buraco que você alimentará a armadilha com as iscas. REcomendamos que faça essa alimentação a cada 15 dias.


Final
Pendure a armadilha próxima ao lixo, ou nos locais com amior concentração de moscas. Lembre-se, com o passar do tempo a armadilha passa a cheirar mal, por isso atrai as moscas. Os insetos só passarão a se sentir atraídos após a secagem da tinta esmalte. Deixe fora do alcance das crianças e jogue fora a armadilha sempre que ela estiver cheia de iscas e moscas.


A lógica
A armadilha engana os insetos. Ao captar o odor fétido eles se sentem atraídos e entram pelos orifícios da base negra, a escuridão simula o interior de carniças e restos de animais mortos. Quando entram dentro dos animais mortos, as moscas tentar sair voando para cima e fazem exatamente isso nessa armadilha.

Ao seguirem nesse sentido elas esbarram contra a superfície transparente da garrafa e passam a tentar fugir voando sempre para a frente. Elas não voam para baixo, apenas para a frente e para trás.


Verifique uma armadilha de modelo similar, com apenas uma semana de uso.

41 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...