Canal Youtube

13 janeiro 2010

Como fazer forma de gesso

O gesso é um material muito fácil de ser utilizado e bastante útil para a confecção de peças varidas. Nesse passo-a-passo mostrarei como fazer uma forma de gesso. Eu utilizo esse tipo de forma para trabalhos em Papietagem.

Para que a péça seja 100% original é necessário fazer a matriz, ou seja, a peça que dará origem à forma. Também conhecida como positivo. Com o positivo faremos a forma, ou melhor: negativo.

Para esse trabalho utilizaremos gesso, moldura de madeira (confeccionada especialmente para a peça), matriz de argila, azulejo grande, água e estecas.

Clique nas imagens para ampliar

1º Passo
Confeccione a matriz em argila. Utilize estecas apropriadas para o trabalho em argila. Nesse exemplo, confeccionei uma meia lua. É muito importante que o modelo não tenha negativos, ou melhor, dobras que adentram a peça, como buracos de nariz ou das orelhas.

Utilize ferramentas adequadas para esse trabalho. Desenvolva a peça sobre um azulejo.


Veja como ficou o meu modelo, ou matriz.


2º Passo
Posicione a moldura de modo e o modelo fique no centro. É importante que a matriz não encoste em nenhuma das laterais da moldura. Perceba que a moldura que utilizo é alta, sua altura deve ser superior à da matriz, em pelo menso 3 centímetros. Não é necessário aguardar que a modelagem em argila seque, recomendamos que a forma seja desenvolvida enquanto a matriz ainda não está seca.


Confira como ficará o posicionamento da peça com relação à sua moldura. É fundamental que a base de todo o trabalho seja extremamente plana.


3º Passo
Vede todo o contorno da moldura com a argila, é importante vedar também as parte onde se encontram o azulejo e a madeira.


Qualquer falha nessa parte do trabalho comprometerá toda a confecção da forma.


4º Passo
Com a moldura pronta, iremos à preparação do gesso. É importante lembrar que para cada quilo de gesso utilizaremos 750 Ml de água.


Como trabalho com papietagem há algum tempo, costumo tingir as formas para que fique mais fácil diferenciar uma da outra em meu depósito. Para o tingimento utilizamos pigmenbtos comuns, como o popular Xadrez, misturado à água.


Minha matriz é grande, portanto utilizarei cerca de 5 quilos de gesso. É importante analisar o trabalho e misturar a quantidade suficiente para cobrir toda a peça. Lembre-se, é melhor sobrar do que faltar, alguns processos são irreversíveis, nesse passo a passo, na maioria dos casos perdemos a matriz.


5º Passo
Misture o gesso e a água. ele costuma empelotar, portanto, faça esse processo passando a colher em várias direções, cheque a mistura com atenção, se necessário utilize as mãos. O gesso seca rápido, ele estará pronto para a aplicação quando  ficar levemente pastoso


6º Passo
Quando o gesso atingir o ponto, despeje-o dentro da moldura. Tenha cuidado para não desfigurar a matriz. Não faça o despejo diretamente sobre o modelo.





Cubra todo o modelo com o gesso.


7º Passo
Agurde a secagem do gesso por aproximadamente 1 hora. Após esse período, vamos desenformar a peça. Coloque a moldura na vertical e inicie o processo soltando o azulejo.


Se necessário utilize uma espátula. Tenha cuidado nessa fase do processo. Qualquer erro pode afetar a integridade da forma.


Confira a peça desenformada. O modelo saiu quase que inteiro, isso é raro, geralmente é necessário soltar pedaços de dentro da forma, manualmente e com estecas.


A forma está pronta, mas ainda é necessário a limpeza e a soltura da moldura.


Inicie a limpeza tirando a argila que ainda está na forma. Em alguns pontos utilize espátula.


Para soltar a moldura utilize um formão.





Limpe a área interna do molde com um pano levemente úmido.


Veja outra forma, desenvolvida com o mesmo processo.


Veja uma peça em papietagem, confeccionada através da forma apresentada acima.



26 comentários:

Telma disse...

adorei tuas explicações...assim como teu trabalho
parabésns

Fabiano Fahagi disse...

Muito legal, gostei bastante do passo a passo, porém gostaria de fazer uma pergunta, fiz uma matriz em durepoxi e o gesso grudou e perdi a matriz e a forma, gostaria de saber o que colocar na matriz para a forma não grudar ??? Posso usar vaselina liq. ?

Renato Fernandes disse...

É necessário tomar alguns cuidados. Primeiro: a matriz não pode ter áreas negativas, ou seja, onde possa prender o gesso.
Como desmoldante, para o durepoxi, eu costumo fazer uma espécie de pasta, com sabão derretido e água.

em outro passo a passo do blog, onde mostro como fazer um toy arte, a matriz era de durepoxi.

Juliana M disse...

Tem a possibilidade de utilizar essa forma de gesso para confeccionar uma peça em gesso? Ou o gesso vai secar e não descolar da forma que já é de gesso, ou tem algum desmondante que faz essa separação?

neto disse...

preciso fazer uma moldura de gesso para um quadrinho ,será que conseguirei descolar o negativo usando o proprio gesso para moldura

Contribuinte disse...

Existem desmoldantes para o gesso com gesso, mas não sei te informar ao certo qual é, ams, recentemente, pesquise no google e aparece com facilidade qual seria o demoldante ideal, talvez cera poliflor ou um pasta de sabão derretido na água funcione, mas pesquisa certinho e posta a solução que encontrou para compartilharmos.

jaqueline disse...

uma solução é parafina deretida,misturada com querosene, aplicar com um pincel macio .. passe sobre o objeto que quer copiar e aplique o gesso da mesma maneira como foi explicado no passo a passo da forma.
espero que a dica funcione ...

maryelle disse...

bom dia, gostaria de saber se vc confecciona a forma e qto seria, preciso de um formato de gato em tamanho real.

Bruno Cesar disse...

Renato Fernandes, gostei muito das suas explicações. Como nessas peças a base é plana, não precisa usar uma moldura muito funda, mas e no caso de peças com maior volume, como uma estatueta, como faço? Pela atenção, obrigado!

Renato Fernandes disse...

Nesse casos é necessário montar uma caixa adequada e aplicar mais gesso. Outro método é deixar o gesso cremoso e ir colocando sobre a peça

Marisa Fernandes disse...

Ola
vc faz forma de gesso para vender sobre encomenda?
mar.fernandes@oi.com.br

patricia disse...

Bom dia,tenho um modelo em silicone e gostaria de saber se terei como fazer a matriz em gesso,para soltar passo o que,vaselina?

Anônimo disse...

Muito bom mesmo

Anônimo disse...

Muito legal mesmo!!! Gostaria que vc ensinasse a fazer do botijão de gas. Tem como? Obrigada.

Renato Fernandes disse...

Como assim Botijão de Gás?

Anônimo disse...

Gostaria de fazer vasos, queria saber se posso fazer a forma usando o proprio vaso de vidro.

Luciana Izabel disse...

Boa noite,,,,também quero a forma de um gato em tamanho natural como solicitou uma pessoa acima do meu comentário,,, você poderia fazer? Obrigada,,

Unknown disse...

Bom dia Renato! Estou a procura de alguém que faz forminhas sob encomenda. Se você fizer, entra em contato comigo por gentileza.

rosanahandrade@hotmail.com

Grata ;)

cleunice cabral disse...

Obrigada por poder compartilhar seu talento, ah se todos pudessem dividir um pouquinho do que tem com quem não tem nada o mundo seria bem melhor.

João Fernandes disse...

Parabéns por disponibilizar seu conhecimento sua técnica, assim desta forma despretensiosa.Muito obrigado mesmo que providência Divina o ilumine ainda mais.

Senhor Reticências disse...

Saudações...

Com esse tipo de fôrma é possivel refazer as peças sem que elas fiquem grudadas na fôrma?É preciso colocar alguma produto para que elas não grudem já que o material também é gesso?


Att: Leonardo Leal

Carlos Alberto disse...

Bom dia depois de fazer o molde qual é o próximo passo. Tem algum produto que passa no molde ou aplica diretamente o gesso para confecção da peça.

Obrigado pela ajuda, adorei seu blog.

Renato Fernandes disse...

Depende o material que será utilizado na reprodução. Alguns não precisam, outros são necessários desmoldantes.

Renato Fernandes disse...

Gesso no gesso não é recomendado, nesse caso se usa silicone para a forma. Porém, vaselina serve como desmoldante,mas nem sempre dá certo quando se trata do mesmo material forma e réplica.

Anônimo disse...

Renato e no caso dessa lua, de que forma é possível colocar atrás da peça algo para pendurar na parede como um arame?Seria com a peça seca ou ainda em processo de secagem?

Pano Hippie disse...

É possível sim é só prender um arame enquanto está contornando a peça com papel, na finalização da peça. Ou então comprar a peça de fixar na parede em lojas especializadas em artes, nesse caso prende depois de seco.