Canal Youtube

02 janeiro 2010

Como fazer: mãos de biscuit

Uma grande dificuldade que os artesãos encontram ao trabalhar com o biscuit é a confecção das mãos. Diante desse obstáculo é comum aderir às formas, mas é muito importante, para qualquer artista, conhecer e se utilizar cada vez menos desses artifícios que padronizam o trabalho entre os artistas.

Nesse passo a passo, destinado a iniciantes, mostrarei as etapas que conduzem até a confecção de mãos. Para isso utilizaremos poucas ferramentas, uma esteca, e um pouco de massa da cor de pele.

1º Passo
Faça uma bola de biscuit no tamanho adequado ao seu trabalho. No exemplo estou utilizando uma bolinha grande, apenas para mostrar as etapas da produção.

2º Passo
Transforme a bolinha em uma coxinha.


3º Passo
Achate a parte maior da coxinha até que fique na grossura adequada e proporcional ao trabalho que está desenvolvendo.



Veja como ficará a peça após concluir o 3º passo.





 
4º Passo
Defina o dedão com a esteca


5º Passo
Evitando cortar a massa, afaste o dedão. Pressione a esteca contra a quantidade maior da massa - conforme mostra a foto abaixo



O ângulo entre o dedão e o restante da massa será de 45 graus


6º Passo
Arredonde as pontas do dedão e do restante da mão.


7º Passo
Utilizando a esteca marque os demais dedos.


8º Passo
Defina o arredondamento dos dedos pressionando a esteca na ponta da massa, entre as marcas dos dedos. Se necessário, arredonde levemente.


Trabalho finalizado
Pronto. Esse é o resultado da mão de biscuit. Esse processo é recomendado para a grande maioria dos trabalhos , entretanto, mãos mais perfeitas exigem um pouco mais de esforço e dedicação, além da necessidade de recortar integralmente o espaço de cada dedo e trabalhar individualmente na anatomia da mão.




1 comentários:

Edna santiago disse...

Sua mão ficou perfeita otíma,linda mesmo