Canal Youtube

18 janeiro 2010

Como fazer trabalhos utilizando a técnica da Papietagem

Nesse passo-a-passo mostrarei como se iniciar na área da papietagem. Antes de iniciar o trabalho é necessário ter um molde, ou forma de gesso (não tem a forma? Saiba como fazer CLICANDO AQUI), cola branca, papel craft fino (saquinhos de pão), jornal, durepoxi e um pincel largo.


A Papietagem, ou Papier Collé (francês: o papel colado) é uma técnica antiga muito utilizada para a confecção de adereços cênicos para teatro e máscaras carnavalescas. Através da técnica é possível reproduzir qualquer objeto sólido. Com a prática e experimentação de novas formas de trabalhar pode-se trabalhar objetos em três dimensões deixando de lado a confecção de peças com apenas uma face.

A técnica foi desenvolvida pelo pintor Cubista Georges Braque, que tomou como base o método do collagem de Pablo Picasso, artista que inventou a técnica e usou-a primeiramente em sua pintura 1912, Fruitdish e vidro. Henri Matisse também ficou conhecido por utilizar a papietagem em retratos.

A técnica é uma ramificação do papel machê, não exige muito do artesão já que se trata apenas da colagem de papel sobre papel.

O artesão pode substituir a cola branca por uma receita caseira. A fórmula feita em casa garante maior firmeza ao trabalho.

Receita da cola caseira:

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 xícara de chá de água

Levar ao fogo mexendo sempre, após cozida acrescente gotas de formol, vinagre, pinho sol ou limão, isso garantirá que a peça não crie mofo e tenha maior durabilidade.

1º Passo
Rasgue o papel craft fino (saco de pão) em pedaços pequenos. Não use a tesoura ou estilete, rasgando o papel é possível garantir maior adesão das fibras e junção mais perfeita entre as camadas de papel.

Veja como deve organizar a bancada.


Não é necessário encharcar o papel. Ele deve ficar úmido o suficiente para adquirir os contornos da forma. Portanto, antes de começar a primeira camada repouse porções de papel em uma toalha pequena.


2º Passo
Com a ajuda do pincél inicie a primeira camada de papel. Lembre-se, é necessário usar o pincel com firmeza para evitar a formação de bolhas de ar entre a primeira camada e o gesso.


Essa é a camada mais importante de todo o processo, é ela que ficará à mostra quando a peça estiver concluída. Utilize o pioncel de forma a garantir que o papel realmente tome a forma do obejto que está sendo reproduzido.


Veja como ficará a peça após a aplicação da primeira camada. Perceba que o papel craft não fica apenas na áre da peça, ele cria uma rebarba, essa rebarba é importante para facilitar a retirada da peça da forma quando a mesma estiver concluída. Ela também serve de proteção para evitar que as demais camada, aquelas que utilizam cola, não entre em contato direto com o gesso.



3º Passo
Vamos preparar a cola. Se o artesão optou em fabricar a cola caseira pode pular essa etapa. Se opção for pela cola branca, a orientação é que utilize um pote plástico e misture cola e água em medidas iguais.



3º Passo
Vamos preparar a cola. Se o artesão optou em fabricar a cola caseira pode pular essa etapa. Se opção for Conforme deve ter percebido, não utilizamos cola na primeira camada, isso evita que o papel cole ao gesso. Nas demais camadas o uso da cola é obrigatório, e3la deve ser colocada de forma uniforme em toda a extensão da peça.
A segunda camada será feita com jornal, repita o processo do 1º e 2º passo.

O importante dessa etapa é acrescentar a cola entre a 1ª e 2ª camada, faça isso de forma gradativa: usando o pincel cubra uma pequena área (o suficiente para colocar apenas um pedaço de papel jornal rasgado), repita esse processo a cada peça de jornal rasgado, até cobrir toda a peça com papel.





Lembre-se: a preocupação com os detalhes deve ser uma constante, evite a formaçãod e bolhas de ar, e tenha a certeza de cobrir toda a área com a cola.


Áreas com detalhes mais específicos e minuciosos deve, sempre, receber uma atenção especial e ser trabalhado com mais cuidado.
 
Após concluir essa etapa observe com atenção a camada que acabou de fazer.


Se necessário, reforce os detalhes.


Repita o processo do segundo passo até concluir o trabalho. Recomendo que reveze a utilização do papel craft e jornal de camada a camada. Desta forma você evitará excessos de papel, sabendo exatamente onde começou uma camada e terminou outra. Recomendo que o artesão aplique entre 8 e 10 camadas de papel antes de desenformar.

4º Passo
Aguarde as camadas secarem, isso pode levar de um a dois dias, se achar necessário você pode apressar essa processo utilizando um secador de cabelo. Com cuidado, desenforme a peça, é provável que haja algumas áreas onde o papel solte, isso é comum, já que na primeira camada você não utilizou cola.


Utilize a rebarba da peça para conseguir desenformar, tenha muito cuidado e atenção.




Veja o resultado da reprodução.



5º Passo
USando uma tesura retire a rebarba.


Utilize um estilete para definir os detalhes do contorno


6º Passo
Passe uma mão de cola branca em toda a peça.


Tenha uma atenção especial ao contorno do trabalho.


7º Passo
Misture um pouco de durepoxi.


Em uma superfície lisa molde o durepoxi de forma a criar uma espécie de barbante largo, conforme a imagem abaixo.


Aplique esse barbante de Durepoxi em todo o contorno da peça


Deixe o durepoxi secando por aproximadamente 2 horas. Durante esse período deixe a peça descansando em uma base plástica.


8º Passo
Rasgue pedaços pequenos de papel, procure deixar em formato quadrado com aproximadamente 2 centímetros quadrados..


Repíta os procediemtnos do 1º passo

Passe cola no contorno do desenho, procure fazer esse processo por extensões pequenas. passe cola em cinco centímetros e aplique o papel passe cola em outros cinco centímetros e aplique o papel.

Cole o papel, de modos a cobrir o barabnte de durepoxi.




Após cobrir todo o contorno com o papel passe uma mão de cola dentro e fora da peça, para fixar o contorno de papel.


Veja o trabalho concluído

9 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...