Canal Youtube

02 fevereiro 2010

Faça um mecanismo para facilitar a fabricação de feixes para brincos

Na arte da bijuteria existe um ponto fundamental: a confecção de feixes, tanto dos brincos, quanto colares e pulseiras. Nesse tutorial mostrarei como construir um mecanismo para tornar mais fácil a confecção de pelo menos três tipos de feixes para brincos. Para isso basta apenas explorar as possibilidades.

Costumava preparar esse mecanismo com o pé das bancas que usava para expor meus trabalhos. Sempre achei essas bancas altas e isso dificultava para as crianças visualizar os trabalhos. Serrava cerca de 10 centimetros de cada pé da frente da banca e 5 centímetros dos pés traseiros.

Bom!!! Voltando ao assunto, precisaremos de um retângulo de madeira com aproximadamente 2 centímetros quadrados de largura, um prego, arame nº 23 e um isqueiro velho.

Vamos ao trabalho. Lembre-se, é só clicar nas imagens que ela fica maior.


1º Passo
Utilizaremos um pedaço de madeira retangular com dois centímetros quadrados de base. Recomendo a utilização de madeira mole, o Pinho seria é a ideal.

 

  

2º Passo

Coloque um feixe já pronto. Escolha um que tenha a forma perfeita. Vamos marcar a circuferência maior com uma caneta. Quando falo circuferência maior me refiro à área que fica em contato permanente com a orelha.

  

  

3º Passo

A área delimitada permanecerá em alto relevo. Com a ajuda de um estilete limpe a área ao redor do circulo, como eu disse, deixe o círculo em alto relevo com uma altura aproximada entre 4 e 5 milímetros.

  

  

Repare que a superfície ao redor do círculo está plana.

  

4º Passo

Encaixe o feixe no modelo, conforme a foto abaixo. Com uma caneta marque a argola menor, me refiro À argola que será utilizada para prender o feixe ao corpo do brinco

  

  
4º Passo

Serre um prego ao meio. A expessura do prego deve ter expessura semelhante à argola menor.

  
Cuidadosamente, com a ajuda de um martelo, pregue o prego na área marcada com a caneta
  
O prego deve ficar da mesma altura da circuferência em alto relevo.
  

  

4º Passo

Ddesmonte o isqueiro.

  
Utilizaremos o canal de gás do isqueiro. Ele tem a largura ideal para a preparação de feixes com o arame nº 23.
  

Em alguns isqueiros essa peça é irregular, portanto será necessário limar para torna-lá lisa e linear.

  


5º Passo

Agora é necessário marca com a caneta o local onde começa a trava do brinco. Não a ponta da trava, mas sim onde começa a formar o semicírculo da trava. Em caso de dúvida clique na imagem para ampliar.

  

Essa marca precisa ser perfurada. Atenção, utilize uma broca que tenha a largura semelhante ao canal de gás do isqueiro e tome cuidado para que o furo tenha a mesma profundidade da peça que retiramos do isqueiro

  

O mecanismo ficará mais ou menos dessa forma, após concluirmos o furo.

  

6º Passo

Encaixe a peça do isqueiro no orifício. A extremidade dessa peça que ficará à mostra deve ter o furo menor, a parte com orifício maior deve ser enterrada na madeira.
  

Com a ajuda de uma espátula, ou qualquer outra ferramenta plana nivele a peça com a base do mecanismo.

  
A ferramenta deve ficar dessa forma.
  
7º Passo

Essa etapa é opcional, mas recomendável. Para evitar deperdício de arame e otimizar o tempo de produção é possível limitar a profundidade do orifício do canal de gás de isqueiro para que adentre apena a quantidade de arame necessária para a preparação da trava. Para isso corte um pedaço de aproximadamente um centímetro de arame 23.
  
Introduza esse arame no orifício e pressione para baixo utilizando outro pedaço de arame. É encessário que o pedaço de arame que você colocou no orifício deixe o buraco com apenas 5 milímetros de profundidade.  

Ou seja, no momento que for fazer o feixe, ao introduzir o arame no orifício ele encontrará uma barreira, essa barreira indica que já se pode dobrar o arame para desenvovler o feixe e o pedaço que está no orifício, é exatamente o tamanho necessário para desenvolver a trava do feixe. Parece complicado, mas após entender como funciona o sistema tudo se tornará mais simples.

Agora, confira no vídeo como se tornou fácil fazer os feixes.



6 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...