Canal Youtube

21 junho 2010

Aprenda a fazer um "Paper Toy Art" original

Esse passo a passo é avançado e demanda um certo tempo para alcançar os resultados finais. A grande vantagem é a possibilidade de produção em série dos "toy art", graças às formas em gesso para peças em  3D.

A ideia de toy art contempla uma peça com ampla áreas para pintura e que seja capaz de inspirar diferentes conceitos de customização. Esse trabalho garante ao artista um toy oco, fator inédito no segmento, ampliando ainda mais o universo de possibilidades.

Para desenvolver a peça, é necessário que leitor conheça outros dois tutoriais do blog, e que são indispensáveis para a fabricação do Toy:

Como fazer trabalhos utilizando a técnica de papietagem
Como fazer formas de gesso
Material necessário:
- Durepoxi;
- Moldura de madeira;
- Argila;
- Água;
- Sabão em pedra;
- pincel;
- Papel jornal e craft;
- Cola branca;

Vamos ao que interessa. Confira abaixo o passo a passo que ensina como fazer um Toy Art. Batizei esse gênero de "Paper Toy Art".




A primeira etapa é preparar uma matriz. Nesse caso utilizo massa Epoxi (o famoso durepoxi), por me dar a firmeza que necessito.



Repare que são respeitados os princípios básicos dos toy, ou seja, amplas áreas para customização, e ausência de detalhes para facilitar o processo criativo de customização. Além disso é necessário que não hajam reentrância em excesso, para não comprometer a forma.



Preparada a matriz, chega o momento de desenvolver a forma de gesso, para isso é necessário que você confira o o segundo passo do tutorial "Como fazer formas de gesso".



Agora vamos preparar uma torta de argila. É importante que ela tenha um pouco mais que a metade da expessura da matriz.



É nessa torta que a matriz ficará para a preparação da parte "macho" de nossa forma de gesso. Preparo a torta em um local que tenha mobilidade, como um azulejo grande, o que possibilita leva-la de um local a outro. é necessário que a torta tenha uma área maior que a da moldura de madeira.



Derreta sabão em água quente, é necessário que essa misture fique meio pastosa. Ou seja, utilize pouca água, e uma quantidade de sabão que seja no mínimo o dobro da de água. Utilizando um pincel, passe essa mistura em toda a matriz, ela agirá como desmoldante para o gesso.



Com cuidado, pressione a matriz contra a torta de argila. Nesse processo é necessário mais jeito do que força.



Lembre-se, o resultado final não é uma reprodução da matriz, mas sim da forma, portanto, prepare essa etapa com carinho e atenção.



Continue o processo, até afundar metade da matriz na torta de argila. Caso não consiga esse feito apenas apertando a matriz, então acrescente argila ao redor da matriz.



Perceba que não existem vãos entre a matriz e a torta de argila.



Encaixe a moldura pressionando-a contra a torta de gesso, lembre-se que a matriz não deve encostar nas bordas da moldura e manter uma distância mínima de três centímetros.



Com a argila, vede as laterais da moldura e a base. Esse procedimento é importante para que o gesso não vaze.



Utilizando um objeto roliço faça quatro orifícios próximos às quinas das molduras, eles não devem ser tratados como furos que atravessam a torta de argila, portanto não perfure totalmente a torta atravessando-a. Os oríficios deve estar distantes das bordas em pelo menos dois centímetros. Eles definem a forma como macho é são fundamentais para o encaixe perfeito do Macho e Fêmea.



Confira como ficará a torta já pronta para receber o gesso.



Prepare o gesso e despeje dentro da moldura.
Em caso de dúvidas sobre a preparação do gesso leia o tutorial: "Como fazer formas de gesso"



Garanta que a matriz fique submersa e que a parede de gesso formada entre ela e a superfície seja de no mínimo cinco centímetros. Nesse passo a passo usei seis quilos de gesso.

Aguarde o processo de secagem do gesso, nesse caso esperei cerca de uma hora.



Costumo marcar as partes das formas de gesso, identificando seu "sexo", o 'M' significa Macho, a marca deve ser executada pouco antes da secagem completa da forma.



Coloque a base da forma em uma superfície plana, costumo utilizar azulejos.



Vire a peça, de modo a deixar o gesso como apoio do trabalho e comece a retirada da torta de argila, de sua base. Primeiro vamos separar a torta de seu apoio, nesse caso o azulejo. Inicie o processo com uma espátula.



E finalize com um pedaço forte de barbante. O procediemnto é simples, segure as pontas do barbante, encaixe seu centro entre a argila e o azulejo e puxe, com movimentos de vai e vem, que simule um serrote



Após a separação retire toda a argila.



Veja como ficou o macho... Dando prosseguimento ao trabalho, volte a derreter o sabão na água, e passe abundantemente em toda a superfície.



Passe em maior quantidade nas áreas que definem o sexo da forma



Volte a utilizar a moldura de madeira para fazer a parte fêmea da forma. Após encaixar a moldura no "Macho", com argila, vede as laterais e a área de contato entre a madeira e o gesso.



Prepare mais um pouco de gesso e volte a despejar a mistura dentro da moldura. Lembre-se: "Garanta que a matriz fique submersa e que a parede de gesso formada entre ela e a superfície seja de no mínimo cinco centímetros".



Aguarde até que o gesso seque, cerca de uma hora. Chegamos ao ponto crítico da forma, a separação. Nessa etapa todo o cuidado é pouco, o gesso é frágil e se quebra com facilidade, utilize a espátula para iniciar a separação, não force para as laterais, apenas introduza a espátula no vão entre as formas, vagarosamente e sem machucar as peças



Após o procedimento acima, ainda com muito cuidado, force a separação com as mãos.



Pronto, peças separadas.



Perceba que um dos pinos que definem o macho acabou se quebrando no processo. Ainda restam três e, felizmente, esse dano na forma não comprometerá o resultado final.



Ainda com muito cuidado, retire a matriz.



Veja como ficará as formas "Macho" e "Fêmea".
A próxima etapa é simples, mas trata-se de uma técnica. Por sisso, para dar continuidade a fabricação do Toy é fundamental que conheça a papietagem, portanto, leia o post: Como fazer trabalhos utilizando a técnica de papietagem 

Continue a fabricação do Toy apenas após ler a  postagem citada. A papietagem deve ter como limite para o papel os pinos e orifícios que definem a sexualidade da forma, perceba que o papel não invade essas áreas.

Aguarde a secagem da papietagem pelo menos um dia, e somente após isso prossiga com o tutorial.



Concluída a papietagem passe cola branca em todo o contorno do toy. É importante que a cola esteja em locais paralelos e que os contornos se encontrem quando juntarmos as formas.



Não precisa ser econômico nessa etapa, a cola é fundamental para fixar as partes macho e fêmea do toy.



Junte as formas, para que o macho e fêmea do toy colem. Aguarde a secagem, Esse processo é mais demorado



Após a certeza de que o Toy secou e suas partes estão fixas, vamos separar as formas, esse processo é simples, mas deve ser feito com atenção e cuidado, para não deformar o toy.



Evite movimentos irregulares, tente puxar a forma de maneira uniforme, sem forçar para direita ou esquerda, apenas para cima.



Separadas as formas, temos o nosso Toy pronto.



Perceba que existe uma rebarba grande. Ela pode ou não ser tuilizada na personalização do brinquedo. eu recomendo a retirada de todo o excesso.



Utilize um estilete, e com muito cuidado retire a rebarba, corte rente à peça, é importante que o resultado final não apresente sinal nenhum de emenda no meio da peça.



Veja como ficou o toy sem a rebarba.



Na retirada da rebarba é comum que apareçam alguns vãos, é necessário encobrir.


Passe cola branca no vão que pretende cobrir.



Cole pequenos peços de papel cobrindo os buracos.



Volte a passar cola sobre o papel que está cobrindo os vãos. Eu repito esse processo em todo o contorno da peça, ela garante uniformidade e encobre igualmente toda a região onde estava a rebarba.



Você pode utilizar o durepoxi como parte da personalização do boneco.



Concluída todas as etapas pinte o toy de maneira uniforme, com uma cor única, ela será a base da customização.






Repare que o toy é semelhante à sua matriz.



Confira o resultado final e já customizado das peças.



Nesse toy eu utilizei a rebarba como parte da customização.


Esse é o toy que foi apresentado no tutorial. Na realidade utilizei dois toys para desenvolver o tutorial, o outro está em processo de customização.

Essa postagem.bem como suas imagens, são protegidas por leis de direitos autorais e a cópia é proibida. Leia nossa Licença.
Gostou do que viu aqui, cite o link, ou fale a respeito do assunto. 'Plágio é Crime'

3 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...