Canal Youtube

10 julho 2010

Como fazer brincos com latas de alumínio

Nesse passo a passo vamos mostrar como é fácil montar um par de brinco utilizando os fundos de duas latinhas de alumínio.

Apesar do processo ser extremamente simples, é necessário tomar certos cuidados para se evitar acidentes, como cortar o dedo ou a mão, lembrando que a chapa das latinhas são extremamente cortantes.

Sugerimos que o artesão interessado em desenvolver esse passo a passo, leia a postagem onde mostramos como fazer um mecânismo para fabricar feiches de brinco.


Esse modelo de brinco permite várias combinações, como o acréscimo de elementos naturais, como sementes, penas e barbantes e outros elementos. Basta usar a criatividade e extrapolar os furos e metais.

1º Passo



A primeira coisa a se fazer é separar duas latinhas com fundos perfeitos. Em seguida, lave-as.

2º Passo


Corte a latinha, utilizaremos apenas a parte abaulada dos fundos. Recorte em círculos para facilitar o trabalho. Nesse tutorial utilizo uma tesoura própria para recortar chapa, mas ela pode ser substituída por uma tesoura comum, desde que bem afiada.

3º Passo


Após separara a parte abaulada do restante da lata, utilize uma lima para dar o acabamento, passe a lima em todo o contorno do fundo da lata. Lembre-se - Cuidado para não cortar as mãos.

4º Passo

Utilize palha de aço (Bombril) para apagar as letras e códigos de barras comuns nos fundos das latas, passe o bombril em toda a área da peça.

5º Passo

Utilize uma ferramenta de ponta, pode até mesmo ser um prego.



Apóie um dos lados da peça de alumínio em uma pequeno pedaço de madeira, e pressione a ferramenta de ponta contra o alumínio até que se forme um furo.


O orifício deve ser pequeno e delicado.
6º Passo

Utilize arame Alpaca nº 23 para fazer o elo de ligação entre a peça de alumínio e o feixe do brinco. Coloque uma miçanga no arame e faça uma argola.

7º Passo


Em seguida encaixe a argola no buraco que foi feito anteriormente, na peça de alumínio.

8º Passo


Faça uma argola na outra extremidade do arame.


Encaixe o feixe de brinco na argola. O feice pode ser comprado, ou feito por você mesmo, Veja Como

Trabalho Concluído

Pronto, agora é só expor e vender nas feiras e exposições.
Confira o vídeo de apoio para aprender melhor como fazer o brinco





Essa postagem, bem como suas imagens, são protegidas por leis de direitos autorais e a cópia é proibida. Leia nossa Licença.
Gostou do que viu aqui, cite o link, ou fale a respeito do assunto. 'Plágio é Crime'

2 comentários:

Maria Beatriz disse...

Amei esses brincos, vou tentar fazer.Já estou te seguindo.Obriga.

Sx disse...

Excelente ideia.. Obrigado ;)