Canal Youtube

21 julho 2010

Aprenda a fazer pulseiras utilizando garrafas PET e papel

A combinação de materiais e técnicas podem resultar trabalhos realmente incríveis, como o apresentado nesse passo a passo. A proposta é simples, elaborar uma pulseira usando simples e fáceis de achar e manusear, como garrafas PET, papel, cola branca e tintas.

Partindo desses objetivos vamos ao que interessa, desenvolver uma peça bonita, sem nenhuma conotação aos materiais que foram usados, ou seja, é reciclado com uma cara diferente, onde quem compra ou usa a peça como adorno nem precisa tomar conhecimento dos materiais que foram aplicados.

O passo a passo que apresentamos nesse tutorial pode ser desenvolvido com outros materiais, aceitando bem a aplicação de fitas, miçangas e pedrarias. O importante é usar e abusar da criatividade e imaginação.

A peça desenvolvida trabalha temas florais, tendo como pano de fundo a cor azul e flores vermelhas com detalhes em branco e verde. O tempo de produção e de aproximadamende 4 horas, considerando os intervalos de secagem da cola e tinta.

O ponto prático, é a possibilidade de fazer uma série de pulseiras ao mesmo tempo, respeitando cada etapa da produção.

1º Passo



Retire a parte lisa das garrafas, geralmente a área plana fica embaixo do rótulo, mas existem no mercado algumas embalagens que são plenamente lisas



Essas são as mais apropriadas para a produção das pulseiras, dando margem para a retirada de até 10 fitas de diferentes larguras.

2º Passo


Defina a largura das tiras que formaão as pulseiras, nesse passo a passo farei a pulseira com 2,5 centímetros.



Marque a linha de corte com uma caneta de escrever em CD.

Utilize a tesoura para cortar a fita de garrafa PET.

3º Passo

Agora mediremos a circunferência da pulseira, é necessário que a fita passe pela mão com certa dificuldade, mas que entre sem muito esforço.

Após definir o tamanho da circunferência, é necessário fazer marcar com a caneta de escrever em CD, o ponto onde encaixaremos o papel jornal.


Perceba que uma ponta se sobrepõe a outra. Isso é fundamental, é entre as duas pontas de plástico que prenderemos o papel.

4º Passo


Após definir a largura da pulseira e o tamanho da circunferência chegou o moento de cortar fitas de papel jornal.

Um dos segredos para não se perder no momento em que estiver aplicando as cvamadas de papel é utilizar dois tipos diferentes de material, nesse caso uso o jornal e papel craft (saquinho de pão)


Para as pulseiras com 2,5 centímetros de largura, as tiras de papel devem ter 2 centímetros.

5º Passo


Encaixe uma tira de papel jornal entre as pontas da tira de plástico que se sobrepõe. É necessário que as tiras de papel sejam fixadas em ângulo para que facilite a sobreposição das camadas de papel.


Prenda a tira de papel e as de plástico com o grampeador


Fixe o conjunto com dois grampos paralelos.

6º Passo


A primeira camada de papel não é necessária a aplicação de cola, apenas revista a circunferência plástica com jornal.


Caso a tira não seja suficiente para revestir toda a área da pulseira utilize outra tira.


faça uma emenda, utilizando cola.

7º Passo


Vamos à segunda camada. Utilize papel craft. Passe cola branca em um dos lados da tira de papel.


Revista a pulseira com o papel craft. Lembre-se, a área com cola do craft deve se encontrar com a camada de papel jornal.


Passe cola no papel jornal.


Revista a pulseira com a tira de papel jornal.
Para que a pulseira fique firme é necessário revezar a aplicação de papel craft e papel jornal. Nesse passo a passo foram aplicadas 10 camadas de papel sobre a base de plástico da pulseira.

7º Passo


Após concluir o revestimento em papel, aplique uma base de tinta para artesanato branca.


Passe a tinta em toda a superfície da pulseira.


Aguarde a secagem da base e aplique o fundo. Trabalhe com tintas de artesanato. A partir desse pontoo que vale é a imaginação, aplique pedras, cores e miçangas.

Confira abaixo as etapas de pintura do trabalho apresentado nesse tutorial.

 







Se optar em realizar um trabalho com pintura, concluaaplicando uma camada de verniz, de preferência o verniz naval, para impermeabilizar.





Trabalho Concluído



Essa postagem, bem como suas imagens, são protegidas por leis de direitos autorais e a cópia é proibida. Leia nossa Licença.
Gostou do que viu aqui, cite o link, ou fale a respeito do assunto. 'Plágio é Crime'

6 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...