Canal Youtube

22 setembro 2010

Faça seus próprios feiches para bijuteria em poucos passos

Uma necessidade a todo artesão que se propõe a produzir bijuterias é a fabricação de feiches, para finalizar colares e pulseiras.

Nesse passo a passo ensinarei como fazer um feixe duplo, modelo simples, bonito e bastante eficaz. Podendo substituir com economia e leveza a necessidade de visitar armarinhos para a compra desse importante terminal.

Para desenvolver o trabalho são necessários apenas um pedaço de arame e alicates. No tutorial eu utilizei arame de cobre garantindo uma visualização melhor no equipamento fotográfico que utilizo, mas recomendo a fabricação dos feiches com arames mais nobres, como alpaca, latão e até mesmo ouro e prata.

Vamos ao trabalho:
Conhecendo a peça
A primeira coisa que precisamos compreender é que a peça possui um corpo dividido em várias áreas: Chamaremos a área em vermelho de Circunferência; a que está em verde de Ponta; a superfície em azul será nomeada como Corpo; a em amarelo será batizada como Fechamento e o local em preto como Argola.



1º Passo
Vamos cortar um pedaço de arame que seja suficiente para a produção do feixe, geralmente, entre 5 e 10 centímetros.
Dobre o arame ao meio, e junte a área dobrada paralelamente.
A união da área dobrada deve ser perfeita e firme, Lembrando que as duas pontas que sobrarão do arame devem correr paralelamente.

2º Passo
Dobre o ponto de união que se formou, onde antes era o centro do pedaço de arame, para compor a Ponta do feiche. A ponta deve ser pequena, algo em torno de 3 milímetros. A dobra deve seguir um ângulo de 90 graus. Lembre-se de sempre manter os arames paralelos.

3º Passo
Agora faremos a circunferência, o processo é simples, posicione o alicate de bico no ângulo de 90 graus formado pela ponta e gire, formando assim a peça desejada. Esse é um movimento crítico, pois tende a desfazer a trilha dos arames que devem sempre estar correndo paralelamente.

O ponto onde as duas hastes de arames se encontram com a base da Ponta deve ser dobrada levemente. Esse movimento garantirá que o seu feiche tenha uma Circunferência realmente redonda.

4º Passo


Defina o tamanho do Corpo que terá o feiche, geralmente deixo com metade do tamanho da Circunferência, garantindo harmonia e proporção.
Definido o tamanho do corpo é necessário agora preparar o fechamento. Posicione o alicate na região onde termina o corpo da peça e dobre um dos arames (que seguiam paralelamente até este momento) formando um angulo de 90 graus.
Gire esse arame em torno da haste, ou arame que não foi dobrado. Costumo dar apenas três voltas, e em seguida cortar o excedente, bem rente. Lembre-se, alguns alicates de corte provocam "pinicamento" na pele, portanto, recomendo o uso de alicates com corte reto, ou se preferir passe uma lima na ponta após cortar com o alicate comun.
5º Passo
Agora iremos desenvolver a Argola do feiche. O procedimento é simples, primeiro corte o arame que está abaixo do fechamento no tamanho exato da argola, no meu caso esse tamanho é de 1 centímetro por padrão, é importante definir seus padrões de medidas quando se fabrica bijuterias. Após o corte, dobre o arame em um ângulo de aproximadamente 85 graus.
Posicione o alicate na ponta do arame e gire, formando assim a argola.

Trabalho Concluído







6 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...