Canal Youtube

27 julho 2011

Recicle discos de vinil fazendo silhueta e bijuteria

Através da reciclagem podemos transformar discos de vinil em peças para bijuteria e elementos de decoração interessantes.

Utilizando a pirografia é possível recortar o vinil de forma precisa, abrindo um leque de possibilidades, que vão a simples pingentes a relógios, luminárias, utilitários e quadros.

Um único vinil pode render mais de trinta pingentes pequenos, para bijuterias e o custo do material é relativamente barato, variando entre R$ 0,50 e R$ 2,00 em sebos e lojas de usados.

Nesse tutorial iremos trabalhar silhuetas, ensinando a recortar o vinil e dar acabamento com estilete e lixa.

O disco de vinil é um material muito polivalente, podendo ser manipulado pelo calor utilizando água quente ou a chama direta, é possível dar forma à superfície plana do material.

Esse é tema para outro tutorial.
Primeiro é necessário recortarmos o molde da silhueta. Nesse tutorial usarei o molde mostrado abaixo, um gato.
Posicionamos o disco de vinil em uma superfície plana e firme, para marcarmos a silhueta.

Posicionamos o molde sobre o vinil de forma a garantir o aproveitamento inteligente do material. Inicie os trabalhos sempre pelas laterais do vinil.

Para desenhar sobre o disco utilizarei um prego, ou qualquer outra ferramenta pontiaguda.

Segure o molde com firmeza e risque seu contorno no vinil. Marque muito bem o contorno, para garantir uma linha visível e profunda.

Após riscar o vinil, iniciaremos o trabalho de recorte utilizando o pirógrafo. Observe que a ponta do pirógrafo é quadrada, com largura três a quatro vezes maior que a espessura do vinil, isso garante um corte reto e encaixe mais perfeito da ferramenta com a superfície que será recortada.

Inicie o corte, observe como a ponta do pirógrafo está encaixada no vinil, mantenha esse ângulo durante todo o recorte.

Durante o recorte, vá liberando a silhueta do restante do vinil. A dica é ir arrancando pequenos pedalos até chegarmos ao desenho da silhueta.

Libere o pedaço do vinil onde está a silhueta, para facilitar o trabalho.

Agora, utilize o pirógrafo para finalizar a peça, recortando a silhueta.

Lembre-se da forma como deve segurar o pirógrafo. Recorte com cuidado e precisão, pode ser que as primeiras peças apresentem imperfeições, mas basta praticar um pouco para obter um resultado positivo.

Agora retiraremos as rebarbas deixadas pelo calor utilizando um estilete, observe a forma como o estilete está posicionado na silhueta para esse recorte.


Após livrar a peça das rebarbas, chegou a hora de alisar o contorno da peça, usaremos lixa fina, que pode ser substituída, por uma lixa para unhas. Esse é o momento delicado da fabricação, passe a lixa com atenção, modelando a peça e arrancando toda espécie de deficiência encontrada ao redor da silhueta. A missão é deixa as laterais lisas.

Para fazer o pingente precisamos furar a silhueta, escolha o local adequado para a perfuração e utilize uma furadeira manual, ou algum tipo de arame quente.

Usamos o arame Aapaca 19 e um alicate bico fino para fazer uma argola.

Abrimos e encaixamos a argola na perfuração da silhueta.


Está pronto o pingente de silhueta de gato.

Também é possível cortar com o estilete

Essa técnica é mais trabalhosa, e exige mais cuidado. Basicamente, o corte deve ser feito após um corte profundo, feito com o estilete, no disco de vinil . A ideia é passa a lâmina do estilete diversas vezes sobre o contorno da silhueta.


Passe o estilete várias vezes sobre o contorno e faça um corte profundo, em seguida vá quebrando pedaços pequenos do vinil para liberar a silhueta.

Muito cuidado ao fazer a quebra dos pequenos pedaços. Se houver resistência, volte a passar a lâmina do estilete contra o contorno feito no vinil.





Faça o corte sempre em pequenos pedaços, isso evita acidentes.


Nas regiões mais delicadas utilize um alicate de bico fino para fazer a quebra.


Veja como a silhueta vai ganhando forma.


Após recortar todo o contorno, use a lixa para deixar as laterais da peça lisas.

Trabalho concluído







Ajude a manter esse espaço


0 comentários: