Canal Youtube

09 agosto 2011

Reciclando discos de vinil fazendo bijuteria de palha

Atualmente os discos de vinil são itens de coleção, porém, alguns álbuns podem ser reaproveitados para a fabricação de peças artesanais, uteis na montagem de diversos tipos de bijuterias e peças decorativas.

Quase sempre os discos são reaproveitados de forma integral, sem a necessidade de corte, porém, alguns trabalhos exigem que o material seja quebrado para a utilização apenas de sua parte negra e nesses casos, o miolo do vinil, aquela região que tem um furinho, acaba indo parar no lixo.

Nesse passo a passo mostraremos uma forma criativa de reaproveitar esse miolo na fabricação de uma peça para a montagem de bijuteria, que combina com elementos naturais e pedrarias.

No tutorial utilizaremos arame Alpaca 23 e 19, palha de buriti, disco de vinil, pirógrafo (para o corte) e uma furadeira que pode ser elétrica ou manual, na ausência dessa ferramenta podemos usar uma agulha aquecida.

O primeiro passo é separar um disco de vinil. Usarei o mesmo que serviu para a postagem que mostrou como recortar silhuetas com o disco de vinil (VEJA AQUI).




Utilize uma peça redonda, pode ser um copo, vidro de remédio, ou qualquer outro utensílio. Nesse passo a passo usei um cortador de biscuit.

Com a peça circular servindo de molde, risque a área que será recortada, o centro do vinil.

Veja como ficou o contorno

Com o pirógrafo, recorte uma linha imaginária de aproximadamente três milímetros ao redor do contorno riscado anteriormente.


Após fazer esse recorte, vamos ao contorno do círculo. É necessário atenção para fazer o corte com perfeição. (por razões técnicas algumas imagens abaixo utilizam outro vinil)

Veja como cortar com o pirógrafo, a ponta quadrada permite um corte reto, porém com bastante rebarba.
 


Após o corte, a peça está definida, porém necessita de uma limpeza em suas laterais.

Utilizaremos uma lixa fina para tirar as rebarbas.

Veja como fica a peça após essa limpeza. (Voltamos às imagens originais)

Fure uma das extremidades da peça.

E prenda uma argola no furo.

Confira como anda o nosso trabalho. Nessa etapa já temos uma superfície que permite uma série de aplicações, como colagem e pintura.

Vamos revestir com a palha da costa.

Passe fios de palha por toda a superfície da peça. Não deixe brechas.

Temos um círculo de palha que pode se trabalhado em diversas peças, é possível trabalhar combinações interessantes com elementos naturais como pedras e sementes.

Vamos fazer um brinco simples.

Prenda o feiche de brinco em outra argola e fixe na peça que acabamos de fazer.

Trabalho concluído.

Veja como ficou o par
Assista a vídeo aula

Ajude a manter esse espaço. Faça uma doação.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...