Canal Youtube

29 setembro 2011

Cuidando de seus móveis de madeira

Cuidando de seus móveis de madeira - Se seus móveis são de madeira maciça, nada melhor para deixá-los com aspecto de novos do que aplicar cera em pasta diluída com aguarrás. A cera nutre a madeira e a aguarrás protege das traças e outros “inimigos” da madeira - móveis com acabamento à base de nitrocelulose ou poliuretano deverão apenas ser limpos com pano levemente umedecido com água.

No caso de uma mancha persistir, utilizar um pano levemente umedecido com água e sabão neutro. - Nunca utilizar em móveis de madeira produtos abrasivos, como saponáceos, esponja de aço e outros. - Use somente uma flanela seca para efetuar a limpeza. - Não encoste o móvel na parede. Deixe-o longe pelo menos uns 7 centímetros da parede, pois senão poderá “chupar” a umidade da construção - Não arraste o móvel. Se for preciso trocá-lo de lugar, esvazie-o totalmente e puxe-o pela base ou em local bem próximo a ela


- Não molhe nem exponha o móvel à umidade ou à luz solar direta ou outra forma de calor. Os móveis não podem ficar expostos ao sol (se o seu quarto é para o sol da tarde, use uma cortina com black-out. Se está exposto ao sol da manhã, pode ser uma mais fina).

O sol vai deixar a madeira manchada e as lâminas vão descolar - Para deixar seus móveis de madeira sempre bonitos, os cuidados são básicos: mantenha-os sempre limpos e evite respingos de água (caso aconteça, secar na hora) - Em móveis de madeira com verniz não se deve aplicar produtos químicos. Já as superfícies metálicas exigem um tratamento mais específico. Os puxadores metálicos com banho de cromo ou os de aço inox devem ser limpos com panos macios.

Aplique uma camada muito fina de cera polidora de carro e dê um polimento com pano seco. Este tratamento ajuda a aumentar a vida útil, além de manter o puxador sempre brilhando e com cara de novo - Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção.

Já em madeira clara não se deve usar o óleo de peroba, pois pode manchar em definitivo o seu móvel, é melhor passar cera incolor pastosa com silicone, mas "faça sempre um teste numa parte não visível do móvel" antes de aplicar definitivamente a cera. - Para dar brilho a um objeto cujo verniz está opaco, basta fazer uma mistura em partes iguais de terebintina e óleo de peroba.

Depois com um pano macio molhado com esta mistura, esfregar bem a superfície do objeto. - Para pintar, envernizar ou fazer pátina num móvel já encerado, você primeiro tem de tirar toda a cera, para isso lave com água morna com um pouco de água sanitária, depois lave com água pura. Outra opção é remover a cera usando terebintina. Ou ainda passar querosene e depois lavar com água e sabão

Gostou do blog, ajude a manter esse espaço

3 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...