Canal Youtube

04 junho 2012

Como fazer moldes ou formas em silicone para Biscuit ou Resina

O blog Pano Hippie vai ajudar você a fabricar formas de silicone, para fabricar peças em biscuit ou resina. Essas formas são extremamente úteis em produções em série e fundamentais para garantir a plena autonomia na produção, afinal de contas, quantas vezes você esteve procurando por formas, porém não encontrou as desejadas, ou então aquela antiga acaba rachando e você não sabe onde comprar  outra?

Primeiramente é necessário modelar a matriz, para isso, costumo utilizar massa epoxi. Não entraremos no mérito da matriz, afinal de contas, o que queremos é aprender a fazer a forma.

Vamos ao material necessário
• Matriz;
• Silicone, de preferência azul com o catalisador;
• Pistola de cola quente com bastões de cola;
• Arroz;
• caixa de contenção, nesse tutorial utilizo um cortador de biscuit quadrado;
• Medidor de ML (Becker);
• Espátula (Palito de sorvete);
• Vaselina sólida.

Para Comprar a Borracha de Silicone indico a Redelease, através do Mercado Livre, o atendimento é muito bom eles esclarecem dúvidas e tratam os clientes de forma indivuadilizada, simplificando a compra. Para adquirir o silicone CLIQUE AQUI
É nesse ambiente que comprei o silicone utilizado nesse tutorial.


A matriz precisa ser preparada de modo que seja possível encaixar ou prender uma caixa de contenção, evitando vazamentos do silicone.

Nesse caso, fiz a matriz com frizos para encaixe da caixa de contenção, essa caixa de contenção é an verdade um cortador de biscuit quadrado, mas pode ser feita inclusive de papelão. Só fique atento para vedar todos os lados, evite vazamentos.
Repare que a matriz não tem negativos, ou seja espaços que podem comprometer a forma no momento do encaixe, evite entrada em negativo.




Primeiramente prendemos a caixa de contenção na matriz.
Perceba que a matriz fica em nível abaixo do topo da forma em pelo menos 5 milímetros. Dessa maneira, o silicone cobrirá totalmente a matriz.
Utilize a pistola de cola quente para vedar as laterais. Vede com cuidado e atenção, vazamentos podem comprometer todo o trabalho.




Utilize um pincel e passe vaselina sólida em toda a peça. Não é necessário uma camada muito expessa, a vaselina serve de desmoldante para o silicone, independentemente do material que utilizamos para fazer a matriz.
Cubra a caixa de contenção com arroz, com esse procedimento descobriremos quantos Ml de silicone precisamos para fabricar a forma.

Jogue o arroz no recipiente que utilizaremos para misturar o silicone com catalisador. Esse procedimento é necessário para evitar recipientes com capacidade menor que a quantidade de ML que usaremos.
Com uma caneta de escrever em CD marque o ponto onde acaba o arroz.

Jogue o arroz no Becker (medidor de Ml), para saber quanto será necessário para fazer a peça.



A forma que estou fabricando precisa de 40Ml de silicone. A receita básica é a seguinte, para cada 10Ml de silicone utilizamos 10 gotas de catalisador. Portanto, para um litro de silicone utilizamos mil gotas de catalisador. 100 ml, 100 gotas. Fórmula simples e fácil.
Coloque o silicone no recipiente que marcamos com a caneta de escrever em CD
Coloque a quantidade proporcional de catalisador. No nosso caso 40 gotas, pois são 40 Ml de silicone.
Com a espátula, misture bem. Tenha certeza de ter misturado bem, perca cinco minutos nesse processo.
Após misturar, encha a caixa de contenção, onde está a matriz, com o silicone.
Preencha com cuidado, para evitar bolhas. Não é necessário presa nesse momento, mas sim cuidado para evitar desperdícios e decepções.
Aguarde no mínimo oito horas antes de desenformar. O ideal é aguardar 24 horas, para a cura completa.
Passado o tempo de cura, vamos desenformar, começando por livrar a caixa de contenção da proteção contra vazamentos que fizemos com a cola quente.



Libere a caixa de contenção da matriz, com  muito cuidado para não estraar a forma. Observe se a matriz está presa em algum ponto negativo e tenha cuidado para soltar a peça.
A vaselina fará com que o silicone se solte com facilidade.
Pronto. Veja como ficou nossa forma de milho.
Agora observe como ficou uma peça em biscuit fabricada usando a forma que acabou de ser feita.
Assista ao vídeo e esclareça as dúvidas, não esqueça de clicar no joinha, ou indicar o vídeo nas redes sociais. Agradecemos quem compartilha, mão não gostamos de plagiadores.


25 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...