Canal Youtube

12 dezembro 2012

Malucos de Estrada - A reconfiguração do movimento "hippie" no Brasil


No início da década de 1990,decidi juntar meus trabalhos artesanais, e seguir a estrada vendendo meu artesanato. A grande intenção era viver da arte, o que eu consegui durante aproximadamente cinco ou seis anos. Porém, surgiu o que chamo de fenômeno Guarda Municipal, foram constituídas corporações nas cidades e os agentes da lei recém saídos dos concursos públicos passaram a fazer o papel de fiscais.


Em menos de um ano as praças que eu frequentava para levantar dinheiro foram fechadas para o artesanato, éramos comparados a camelôs, e lógico a 25 de março tem um papel importante nisso. Muitos comprava o tal 'industrianato' e vinham dividir as calçadas conosco, isso gerou muito conflito.

Vi meu orçamento cair, padrão de vida cair junto e logo se tornou impossível encarar a estrada, corríamos risco de sermos presos, perdemos as peças para os fiscais e outros riscos. Sai das ruas, mas decidi que não deixaria a filosofia morrer, ensinaria outros a fazer o que eu fazia e muito mais.

Por muitos anos a situação dos artesãos de calçadas, os hippies, foi escondida, as cidades simplesmente viram esses artistas saírem das ruas, não que a filosofia tivesse acabado, mas sim porque a fiscalização estava pesada.

Agora eis que surge um vídeo que mostra essa realidade enfrentada por tantos artesão se mantém na luta diária em viagens pelos Brasil. A iniciativa é ótima, e o pessoal responsável pelo documentário precisa de recursos, para dar continuidade a esse trabalho. Recomendo o vídeo abaixo, assista até o final e descubra porque os hippies estãod eixando o estado de São Paulo, e outros estados do País, se puder ajude.
O Vídeo pertence ao canal Beleza da Margem e apresenta a seguinte descrição


Para contribuir: www.mobilizefb.com/malucosdeestrada
Imagine a oportunidade de mostrar num filme um modo de viver que poucos conhecem e capaz de inspirar tanta gente!
Sonhos, arte, poesia, cooperação, liberdade, revolução, desapego, igualdade, lutas... Sentimentos e ações que muitas vezes reprimimos em razão dos padrões sociais pré-estabelecidos, mas que são vividos intensamente por homens e mulheres que botaram uma mochila nas costas e o pé na estrada. 
Mas quem são eles? Como vivem? No que acreditam?
O filme "Malucos de estrada: a reconfiguração do movimento hippie no Brasil" é uma iniciativa inédita que busca esclarecer a sociedade sobre a riqueza de valores deste universo cultural e colocar em discussão o atual processo de repressão que os artesãos vêm sofrendo.
A urgência e relevância em lançar luz sobre esta cultura é que sua sobrevivência e integridade estão seriamente ameaçadas pela invisibilidade social e por certo desconhecimento por parte dos gestores públicos sobre esta realidade.
Acreditamos que este documentário será o ponto de partida para o amplo reconhecimento do maluco de estrada como manifestação cultural específica. Este será um filme lançado pela internet com livre acesso para que se converta num produto da sociedade.
Esse movimento é sobretudo uma luta para que vivamos de fato numa sociedade democrática que conviva com as diferentes visões, interesses e saberes, potencializando ao máximo o bem-estar coletivo.
Faça parte desta iniciativa conosco! Contribua para realização do filme e compartilhe nossa página mobilizefb.com/malucosdeestrada
Contato: belezadamargem@gmail.com
Site: belezadamargem.com
Assista o nosso primeiro documentário, lançado em 2011 e visto por mais de 200 mil pessoas:
"A criminalização do artista - como se fabricam marginais em nosso país"
vimeo.com/belezadamargem/criminalizacaodoartista
Ficha Técnica:
Realização Coletivo Beleza da Margem
Direção: Rafael Lage
Produção: Cyro Almeida
Ass. de produção: Ariane Soares
Câmera: Barnabé, Douglas Resende, Gustavo Policarpo, Moacir Gaspar, Wesley Hudson
Edição de som: Nelson Pombo
Edição de imagem: Flávio Charchar
Trilha sonora:
Ricardo Mira - Além das Aparências
Ponto de Equilíbrio - Só quero o que é meu

2 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...