Canal Youtube

18 fevereiro 2013

Bolo Especial do Papai


Ingredientes: Massa 
½ xícara (chá) de aveia em flocos; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de açúcar; 6 ovos; 1 colher (sopa) de fermento em pó; ½ xícara (chá) de avelãs trituradas; 50 gramas de cobertura de chocolate meio amargo. Calda: 1 xícara (chá) de água;  3 colheres (sopa) de açúcar; ½ xícara (chá) de licor de sua preferência.


Cobertura e Recheio: 200 gramas de manteiga em temperatura ambiente; 1 ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro; 2 colheres (sopa) de rum; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 lata de creme de leite.

Preparo: Massa: Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata até dobrar de volume (cerca de 10 minutos). Desligue a batedeira e acrescente a aveia, a farinha, o fermento, o chocolate picado e as avelãs. Misture com uma colher de pau até que fique bem homogêneo. Despeje a massa em fôrma média de aro removível untada e forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido (180º) durante aproximadamente 40 minutos.

Enquanto assa, prepare a calda: numa panela pequena, junte o água e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e acrescente o licor. Deixe esfriar. Para o recheio e cobertura: Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme bem fofo. Junte o rum, o chocolate em pó e o creme de leite, batendo formar um creme encorpado e liso. Montagem: Espere o bolo esfriar e desenforme.

Corte o bolo ao meio duas vezes, obtendo assim três camadas. Coloque a primeira camada no prato de servir e regue com um pouco da calda, espalhe 1/3 do recheio. Cubra com a outra parte do bolo e repita a operação de calda e recheio. Cubra com a última parte do bolo e finalize com o creme de chocolate restante. Se quiser, decore o bolo com cobertura de chocolate ralada. Sirva gelado.      

Costela de Natal

Ingredientes: 2 quilos de costelas de porco; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (chá) de alecrim; 4 maçãs vermelhas; 20 ameixas sem caroços; 2 copos de cerveja; 1 colher (chá) de maisena.

Preparo: Tire o excesso de gordura das costelas e tempere com o sal e pimenta. Unte uma fôrma com manteiga, ponha as ameixas e a maça cortadas em rodelas bem grossas.

Sobre as frutas, coloque a costela, com o lado mais gorduroso para cima, e despeje sobre a carne 1 colher (sopa) de cerveja. Leve ao forno moderado por 80 ou 90 minutos.

Tire a costela da fôrma e acrescente o restante da cerveja, mexendo sempre. Junte a maisena dissolvida em água e leve ao fogo na própria fôrma até que engrosse. Sirva a costela com o molho, repolho roxo refogado e batatas cozidas. Se quiser, decore com uvas passas sem sementes.


Tender à Califórnia
Ingredientes: 1 tender de aproximadamente 1,5 quilos; 4 colheres (sopa) de geléia de damasco; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 1 xícara (chá) de suco de laranja; 3 carambolas; 4 ameixas cortadas em fatias finas; 1 xícara (chá) de cerejas frescas; cravos-da-índia a gosto.

Preparo: Risque a superfície do tender com a ponta da faca, forme losangos e espete os cravos-da-índia nos cruzamentos. Coloque a peça numa assadeira, besunte com um pouco de geléia de damasco. Misture o vinho com o suco de laranja e regue o tender com esta mistura.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente uma hora. Após este tempo, retire o papel-alumínio e asse por mais 30 minutos, regando com a calda que formou na assadeira. À parte, misture as carambolas, as ameixas e as cerejas numa tigela e reserve.

Aqueça o restante da geléia até derreter. Despeje sobre as frutas picadas e misture bem. Coloque o tender no prato de servir e decore com as frutas.


Mousse de Nozes
Ingredientes: 1 xícara (chá) de creme de leite fresco; 3 claras, 3 gemas passadas pela peneira; 1 colher (chá) de baunilha; 1 xícara (chá) de nozes moídas; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de leite; 1/2 colher de gelatina em pó sem sabor.

Preparo: Dissolva a gelatina em duas colheres (sopa) de água. Reserve. Numa panela misture o leite, a metade do açúcar, as nozes, as gemas e leve ao fogo baixo sempre mexendo até engrossar. Junte a baunilha, misture e deixe esfriar.

Bata as claras em neve e acrescente o açúcar restante aos poucos, batendo sempre até obter picos firmes. Acrescente esse suspiro e a gelatina reservado ao creme de nozes já frio e misture delicadamente. Bata o creme de leite até engrossar e junte à mistura anterior. Leve a geladeira até ficar firme. Na hora de servir, decore com cerejas em calda.





0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...