Canal Youtube

14 fevereiro 2013

Presunto Com Massa Folhada


Ingredientes: Um presunto (3 quilos) tenro defumado; farinha de trigo para polvilhar; 2 pacotes de massa folhada semi-pronta; 2 gemas levemente batidas com meia colher (chá) de água, para pincelar; manteiga para untar.
O Presunto com Massa Folhada pode ser o prato principal em qualquer ocasião

Preparo: Com uma faca afiada, retire toda a pele do presunto e o excesso de gordura, cuidadosamente para não deformá-lo. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha de trigo.

Com um rolo, abra uma massa folhada sobre a superfície enfarinhada, até obter um retângulo do tamanho suficiente para cobrir todo o presunto.

 Estenda a massa folhada sobre o presunto e, com as mãos, ajeite-a até revestir toda a peça, tomando o cuidado para não romper a massa. Procedendo da mesma maneira, abra a outra massa folhada sobre a superfície enfarinhada.

Com uma faca afiada, ou com uma carretilha, corte a massa em tirinhas finas e compridas. Pincele o presunto revestido com uma parte das gemas batidas. Pré-aqueça o forno, em temperatura alta.

Cuidadosamente, decore o presunto com as tirinhas de massa, fixando-as sobre a sua superfície, primeiro num sentido e depois no outro, formando um gradeado. Pincele o presunto com o restante das gemas, ponha numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até ficar dourado.

 Retire do forno, passe para o prato de servir e leve à mesa. Dica: Sirva acompanhado de Molho de Damasco

Molho de Damasco
Ingredientes: 125 gramas de damascos secos; 1 1/2 xícara (chá) de água; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1pitada de sal; 1/4 de xícara (chá) de conhaque.

Preparo: Numa panela pequena, ponha os damascos, a água e o açúcar. Leve ao fogo médio, deixe ferver e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que os damascos fiquem macios. Passe a mistura pelo liquidificador ou processador até obter um purê. Devolva o purê à panela e junte uma pitada de sal e o conhaque, aqueça sem deixar ferver. Passe para uma molheira e sirva quente como acompanhamento do Presunto Com Massa Folhada.


Patê especial
Ingredientes: Meia xícara de cebola picada; 7 colheres (sopa) de manteiga; 1 dente de alho amassado; Meio quilo de fígado de galinha picados; 1 folha de louro; 1/2 colher (chá) de sal; 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino; 1/2 colher (sopa) de mostarda; 1 colher (sopa) de conhaque; 1/2 envelope de gelatina branca em pó, sem sabor; óleo para untar.

Preparo: Numa tigela, junte a cebola, 3 colheres de manteiga e o alho, misture bem e, sem tampar, leve ao micro-ondas, em potência alta, por 3 minutos. Junte o fígado, o louro, o sal e a pimenta, cubra a tigela com papel-manteiga e leve ao micro, em potência alta, por 4 minutos ou até o fígado ficar macio, mexendo na metade do tempo.

Retire a folha de louro e despeje a mistura no liquidificador ou no processador de alimentos. Ponha a manteiga restante numa vasilha e leve ao micro, em potência baixa, por 30 segundos ou até que fique macia. Junte à mistura de fígado, acrescente a mostarda e o conhaque e bata até incorporar.

Numa vasilha pequena, junte a gelatina e 2 colheres (sopa) de água, misture e deixe descansar por 5 minutos. Numa tigela, ponha 1 xícara de água e leve ao micro, em potência alta, ate ferver. Retire do micro, ponha a vasilha com a gelatina dentro da tigela com água quente e mexa até derreter bem a gelatina. Junte à mistura de fígado e bata até obter um patê homogêneo.

Unte bem uma fôrma com óleo, despeje o patê na fôrma, nivele a superfície, cubra com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, 8 horas. Desenforme num prato de servir e decore com cebolinha verde e tiras de cenouras.

Arroz com Brócolis e Amêndoas
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de amêndoas em pele, tostadas e cortadas em lascas; 2 xícaras (chá) de brócolis; 1xícara (chá) de arroz; 4 colheres (sopa) de manteiga; 2 xícaras de água fervente.

Preparo: Refogue o arroz na manteiga até que fique transparente, junte o brócolis, sal, tempero de sua preferência e a água. Cozinhe com a panela semi-tampada até que o arroz esteja macio e o líquido tenha sido absorvido. Retire do fogo, acrescente as amêndoas e misture bem. Sirva a seguir.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a fazer o Ponto Peruano em arame

A Peruana é um ponto extremamente simples e capaz de resultados surpreendentes. Para atingir a perfeição é fundamental atenção a  cada de...